(FATEC) - QUESTÃO

 O movimento ludista e o cartismo foram respectivamente: 

a) uma reação de defesa dos trabalhadores franceses que foram aprisionados pelos alemães na guerra franco-prussiana; e uma ação pacífica em defesa dos trabalhadores irlandeses explorados pelos ingleses. 
b) uma reação da camada operária inglesa, quebrando máquinas, pois as identificavam como causadoras de desemprego; e uma das primeiras tentativas de organização da classe operária através de reivindicações contidas na “Carta do Povo”. 
c) um movimento operário inglês, que reivindicava melhores condições de trabalho através da introdução de máquinas; e um movimento operário que defendia um governo socialista.
d) uma ação isolada de trabalhadores ingleses que, influenciados por Karl Marx, reivindicavam a introdução das máquinas; e um movimento de trabalhadores escoceses que defendiam o fim da servidão em seu território. 
e) um movimento, liderado por Willian Ludd, que defendia melhores condições de trabalho; e uma reação liderada por Lord Strangford em defesa de 8 horas de trabalho, por meio da “Carta do Povo”.


Os dois movimentos citados na questão apresentam reações diferentes à exploração sofrida pelos trabalhadores na primeira fase da Revolução Industrial. O primeiro, iniciado por Ned Ludd – dando nome à inssurreição –, foi controlado mediante dura repressão, incluindo a pena de morte aos quebradores de máquinas. O segundo refere-se aos membros da “Associação dos Operários”, que publicou seu programa na “Carta do Povo” na qual apresentou ao Parlamento Inglês suas reivindicações, entre as quais constavam o sufrágio universal secreto e a remuneração para parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário