(EsPCEx 2022) - QUESTÃO

Leia o fragmento a seguir e marque a alternativa correta.

Que auroras, que sol, que vida,
que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Quanto à estrofe transcrita, é correto afirmar que
[A] faz parte de um poema de Olavo Bilac, evidenciando a complexidade do fazer poético. 
[B] é construída por antíteses, evocando a realidade espiritual e a realidade concreta, respectivamente, “céu” e “terra”- e pertence ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens. 
 [C] exalta, com liberdade formal, a natureza brasileira, espaço em que se desenvolvem os temas indianistas – poesia indianista de Gonçalves Dias. 
[D] explora o tema saudosismo e pertence ao poeta ultrarromântico Casimiro de Abreu. 
[E] expressa a proposta nacionalista da primeira geração modernista - Manifestos pau-brasil e Nhengaçu verde-amarelo – e pertence a Cassiano Ricardo. 


O Ultrarromantismo é uma corrente da escola literária do Romantismo em que as obras caracterizam-se pela melancolia, escapismo (fuga da realidade) e gosto pelo mórbido. Esse sentimento negativo que gira em torno do movimento ultrarromântico é chamado de “mal do século”.
No Brasil, o Ultrarromantismo é o nome pelo qual é chamada a segunda geração do Romantismo, que compreende o período entre 1853 e 1879.
- Casimiro de Abreu é um escritor ligado à segunda geração do romantismo brasileiro, também conhecida como ultrarromantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário