(EsPCEx 2023) - QUESTÃO

“Após três anos de influência no clima global, chegou ao fim em fevereiro o fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, a La Niña. De acordo com o Climatempo, o fenômeno terminou no mês passado, mas seus efeitos ainda podem ser sentidos no início de abril”. (CNN 20/03/2023). 

(Fonte: CNN Brasil. Disponível em<https://www.cnnbrasil. com.br/nacional/entenda-como-o-fenomeno-do-ei-nino-podera-afetar-o-clima-com-a-chegada-do-outono/>Acesso em: 22 mar 2023).
 
Sobre os fenômenos do El Niño e La Niña, pode-se afirmar que: 
I - O EI Niño é um fenômeno climático natural, localizado no Pacífico Sul, que ocorre em escala local e que se manifesta em intervalos variados de tempo. 
II - O El Niño é o resultado de um aquecimento de 3 ºC a 7 ºC acima da média das águas do Oceano Pacífico nas proximidades da linha do equador. 
III - Em função do El Niño, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca na região do clima semi-árido nordestino e extremo norte do país. 
IV - A La Niña provoca um resfriamento das águas superficiais do Pacífico na costa peruana, o que também altera as zonas de alta e baixa pressão, provocando mudanças nas direções dos ventos e das massas de ar. 
V - A La Niña e o El Niño são fenômenos cujo monitoramento não pode ser previsto, em função das causas que determinam o aparecimento desses dois fenômenos serem desconhecidas. 
Das afirmações acima, estão corretas: 
[A] II, III e IV. 
[B] I, lll e IV. 
[C] I, II e V. 
[D] I e IV. 
[E] Il e V. 


I - INCORRETO - O EI Niño é um fenômeno climático natural, localizado no Pacífico Sul, que ocorre em escala local e que se manifesta em intervalos variados de tempo. 

- Localizado no Pacífico Equatorial e não Sul.

II - CORRETO - O El Niño é o resultado de um aquecimento de 3 °C a 7 °C acima da média das águas do Oceano Pacífico nas proximidades da linha do equador. 

- Esse aquecimento deve-se à ausência de ressurgência (águas profundas que vão para a superfície), ao enfraquecimento dos ventos alísios e às atividades magmáticas no assoalho marinho (alguns cientistas apontam).

III - CORRETO - Em função do El Niño, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca na região do clima semi-árido nordestino e extremo norte do país. 

- Entre as consequências do El Niño no Brasil, podemos destacar: aumento da pluviosidade no Sudeste e no Sul e aumento da seca no Norte e no Nordeste. Lembrando que meridional significa sul.

IV - CORRETO - A La Niña provoca um resfriamento das águas superficiais do Pacífico na costa peruana, o que também altera as zonas de alta e baixa pressão, provocando mudanças nas direções dos ventos e das massas de ar. 

- As causas e as consequências da La Niña são exatamente opostas do El Niño.

V - INCORRETO - A La Niña e o El Niño são fenômenos cujo monitoramento não pode ser previsto, em função das causas que determinam o aparecimento desses dois fenômenos serem desconhecidas. 

- É bem verdade que não existe uma precisão, mas existe uma ideia de previsão desses fenômenos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário