(COLÉGIO NAVAL/MB 2021) - QUESTÃO

Leia o texto a seguir.
Depois de quase 6 anos afastados do Catete, Getúlio Vargas conquistou novamente, pela força do voto e com a confiança das massas trabalhadoras, a cadeira presidencial. Seu retrato, que fora retirado provisoriamente, voltou a decorar suntuosos gabinetes, repartições públicas de todo o pais, casas de familias, ( ... ).
JUNIOR, Antônio Mendes e MARANHÃO, Ricardo. Brasil História - Texto e Consulta.

Marque a opção correta sobre os atos e fatos históricos dos períodos, nos quais Getúlio Vargas esteve no mais alto cargo do Poder Executivo. 
[A] "O Petróleo é nosso" - Foi uma campanha nacionalista pelo estabelecimento do monopólio estatal do petróleo que continuava extremamente ativa. O projeto de criação da futura Petrobrás, elaborado no principio de 1951, cuja concretização se deu em 1953, tinha o objetivo de passar o monopólio da prospecção e do refino do petróleo para o Estado.  
[B] A partir da implantação do Estado Novo, o governo Vargas passava a interferir cada vez menos na esfera econômica, principalmente, no combate aos problerpas inerentes à nova realidade industrializante, como a questão da "superprodução ou subconsumo", deixando as leis de mercado conduzir a economia. 
[C] Pode-se dizer que, a partir da década de 1930, a economia brasileira entrou numa nova época, com a mudança do mo'delo econômico. Nesse perlodo, consolidava-se um novo modelo de industrialização, chamado de plataforma de exportação. Esse modelo não deu certo porque o pais não tinha tecnologia para aplicar ao processo produtivo, nem matéria-prima para exportar.
[D] O Brasil foi fortemente pressionado pelas potências do eixo a entrar na Segunda Guerra. O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor precipitou a entrada dos EUA no conflito. Em meios a esses acontecimentos,· os empréstimos concedidos pela Alemanha, Japão e Itália definiram o apoio do Brasil contra os aliados.
[E] Em relação à economia, a indústria pesada, por demandar grandes investimentos e proporcionar possíveis lucros a longo prazo, parecia estar além da capacidade do empresariado brasileiro. Dessa forma, a fim de mitigar essa dificuldade, Vargas abriu caminho para empresas estrangeiras, em detrimento dos projetos nacionais de investimento, para a construção da Fábrica Nacional de Motores e da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco.


Em 1951, Vargas encaminha para o Congresso o projeto de criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, empresa mista público-privada que se encarregaria da exploração do subsolo brasileiro. O assunto gerou ampla repercussão na imprensa e nas ruas, boa parte favorável a criação da empresa. Com um tom nacionalista, políticos, universitários, militares e trabalhadores integraram comícios nas capitais de todo o país em defesa da criação da empresa, protagonizando um movimento conhecido como campanha do Petróleo, que tinha como slogan: “O petróleo é nosso!”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário