“A indústria aparece na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais.”
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. 1ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 310.
Entre os enclaves industriais na Amazônia, destaca-se a Zona Franca de Manaus (ZFM), criada em 1967, sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Sobre a ZFM, pode-se afirmar que
I-a implantação da ZFM consistiu numa estratégia geopolítica, cuja principal meta era reforçar o poder nacional na considerada região “de fronteira”.
II-os capitais dominantes são transnacionais e praticamente não se utilizam matérias-primas ou insumos regionais na produção industrial nessa área.
III-a balança comercial da ZFM é positiva no intercâmbio com o mercado externo, haja vista que, com a isenção de impostos sobre a exportação, suas mercadorias destinam-se,
prioritariamente, a esse mercado.
IV-na década de 1990, a política de abertura da economia nacional, com a redução das tarifas de importação, foi muito positiva para a ZFM, pois ampliou as vendas para o mercado interno e propiciou o aumento do número de empregos diretos e indiretos no polo industrial amazônico.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Resposta Comentada:
I – A Zona Franca de Manaus nasceu em 1967, sob a supervisão da Suframa, vinculada ao
Ministério do Interior. Com ela, era deflagrada uma operação geopolítica para a criação de um expressivo centro industrial em plena Amazônia. Sua meta consistia em reforçar o poder nacional na “região de fronteira”. Magnoli, D. Geografia para o Ensino Médio. 1 ed. São Paulo: Atual, 2008, p. 254.
II – Os capitais dominantes são transnacionais e praticamente não se utiliza matériasprimas ou insumos regionais. Magnoli, D. Geografia para o Ensino Médio. 1 ed. São Paulo: Atual, 2008, p. 255.
Resposta: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário