O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais. Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que
I- o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.
II- em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.
III- no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.
IV- a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.
V- o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e V
d) I, IV e V
e) II, IV e V
Resposta Comentada:
Afirmativa II - (Falsa) - A partir da década de 1990 vem ocorrendo investimentos estatais em modais de transportes diferentes do rodoviário, como por exemplo, Ferronorte, Ferrovia Norte-Sul, Ferroeste e Hidrovia Araguaia-Tocantins. Afirmativa V - (Falsa) - Na aviação comercial o transporte de passageiros supera o transporte de carga.
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