Embora a maioria dos brasileiros viva na cidade em que nasceu, o volume de migrantes internos é enorme, especialmente entre a população economicamente ativa (PEA). Sobre as migrações internas brasileiras, pode-se afirmar que
I- a maior dinâmica industrial da Região Sudeste, em relação às demais, provocou, segundo os últimos censos demográficos, o aumento das migrações inter-regionais e uma significativa redução dos movimentos intrarregionais.
II- na década de 2000, as chamadas cidades médias, com até 500 mil habitantes, especialmente as da Região Centro-Oeste, apresentaram crescimento populacional muito mais vigoroso do que as grandes cidades, tornando-se grande polo de atração populacional.
III- a partir da década de 1990, a Região Metropolitana de São Paulo registrou êxodo migratório por conta das chamadas migrações de retorno, contudo o Estado de São Paulo ainda apresenta saldo migratório positivo.
IV- a expansão da fronteira agrícola e do agronegócio na Região Sul faz desta a região com o maior percentual de residentes não nascidos em seu interior.
V- as migrações pendulares diárias nas metrópoles ocorrem entre o núcleo urbano central e os núcleos situados no seu entorno, fisicamente integrados entre si, o que não é possível ocorrer entre núcleos que estão apenas funcionalmente integrados.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) II e III
b) II e IV
c) I, III e IV
d) I, III e V
e) I, II e V
Resposta Comentada:
Afirmativa I - (Falsa) - O aumento ocorreu nas migrações intrarregionais, e não nas interregionais. Afirmativa IV - (Falsa) - A região Centro-Oeste é a que apresenta o maior percentual de residentes não associados em seu interior.
Afirmativa V - (Falsa) - Em núcleos que estão apenas funcionalmente integrados também podem ocorrer movimento pendulares. Um exemplo são os petroleiros, que passam dias consecutivos embarcados em plataformas de petróleo (em áreas não integradas fisicamente), de onde retornam para casa alguns dias consecutivos de descanso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário