SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA/EsPCEx (1) - GABARITO

01. QUESTÃO

Sobre o Realismo, é correto afirmar que

[A] em Portugal, as obras mais importantes do período foram escritas em versos por Almeida Garret.
[B] os autores do período privilegiaram a subjetividade e a emoção, criando obras em primeira pessoa.
[C] na polêmica conhecida como "Questão coimbrã", Antero de Quental defende que a poesia era espaço do belo e não de questões sociais.
[D] em suas obras, os realistas expressam a insatisfação com a ganância e a hipocrisia da sociedade burguesa.
[E] as classes mais pobres e os fatos cotidianos são excluídos das obras do período.

02. QUESTÃO

Quanto à literatura portuguesa, é correto afirmar que

[A] as cantigas líricas dividem-se em de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer e originaram-se
na Península Ibérica.
[B] a cantiga da Ribeirinha é uma cantiga trovadoresca mista, em parte lírica e em parte religiosa.
[C] os versos mais comuns no Cancioneiro Geral são as redondilhas, que podem ser de dois tipos:
redondilha maior e redondilha menor.
[D] o teatro vicentino é basicamente caracterizado pela tragédia e critica duramente o comportamento de todas as camadas sociais.
[E] a poesia palaciana floresceu no meio do povo e satirizava a vida dentro dos palácios.

03. QUESTÃO

Camões(1525?-1580) foi um dos maiores escritores da língua portuguesa. Sobre Camões, é correto afirmar que

[A] escreveu "A Odisséia", grande epopéia que narra a viagem de Vasco da Gama às Índias.
[B] compôs poemas líricos, cuja temática era apoiada na visão platônica do amor.
[C] escreveu "Os Lusíadas", o maior poema épico da língua portuguesa, que narra as aventuras de Ulisses em sua viagem para Tróia.
[D] compôs poemas religiosos, cujas figuras de linguagem predominantes são a antítese e a metáfora.
[E] buscou em seus poemas líricos somente exaltar a pátria.

04. QUESTÃO

Gil Vicente e Padre Antonio Vieira. Esses autores fazem parte, respectivamente, das seguintes manifestações artísticas:

[A] Teatro clássico e Prosa barroca
[B] Poesia clássica e Teatro religioso
[C] Teatro romântico e Prosa barroca
[D] Prosa romântica e Poesia clássica
[E] Teatro romântico e Prosa religiosa

05. QUESTÃO

A palavra que apresenta o mesmo processo de formação de esverdeado é:

[A] desigualdade
[B] recompor
[C] expatriar
[D] sustento
[E] indesatável

06. QUESTÃO

D. Ninita disse ao marido: Deixo__________com suas gramáticas, não pelo muito que eu__________, mas pela nenhuma conta________você________tem.

A alternativa que completa corretamente as lacunas da frase adaptada do texto é:

[A] o – valha – em que – me
[B] o – valhe – em cuja – lhe
[C] lhe – valha – na qual – o
[D] te – valhe – em que – me
[E] o – valha – que – me

07. QUESTÃO

“E foi com o pavor no coração que o rapaz se atirou aos pés do esposo...” . Na frase, as locuções adverbiais expressam as idéias de

[A] causa e conseqüência
[B] conseqüência e lugar
[C] concessão e finalidade
[D] modo e lugar
[E] finalidade e modo

08. QUESTÃO

"E passou a adorar o Gaudêncio, que a encantava com a sua palestra..."

A classificação morfológica da palavra sublinhada é idêntica à encontrada na alternativa:

[A] "E foi com o pavor no coração que o rapaz se atirou..."
[B] "...aquela porção de alfarrábios que o rodeiam?"
[C] "...e a cobrir o colarinho da camisa, o notável professor retirava..."
[D] "- Ele não prefere, a mim, aquela porção..."
[E] "...o desventurado gramático surpreendeu a mulher nos braços..."

09. QUESTÃO

“– Ele não prefere, a mim, aquela porção de alfarrábios que o rodeiam?”. Com relação a essa frase, mantendo a norma culta e o sentido que está no texto, seria correta a construção:

[A] Ele não prefere, a mim, àquela porção de alfarrábios que o rodeiam?
[B] Ele não prefere àquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim?
[C] Ele não prefere mais a mim do que aquela porção de alfarrábios que o rodeiam?
[D] Ele não prefere mais aquela porção de alfarrábios que o rodeiam do que a mim?
[E] Ele não prefere aquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim?

10. QUESTÃO

Observe o trecho: “E passou a adorar o Gaudêncio, que a encantava com sua palestra, com seu bom-humor, com as suas gaiatices, nas quais não figuravam, jamais, nem Garcia de Rezende, nem Gomes Eanes de Azurara...”. As orações grifadas são, respectivamente,

[A] subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva restritiva
[B] subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva explicativa
[C] subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva completiva nominal
[D] subordinada substantiva subjetiva e subordinada adjetiva explicativa
[E] coordenada sindética explicativa e subordinada substantiva objetiva indireta

3 comentários: