Simulado de geografia do Brasil - EsPCEx/03

01. (EsPCEx 2009) Acerca da posição geográfica e astronômica do Brasil, podemos afirmar que

[A] situa-se totalmente na Zona Intertropical, daí observarmos o predomínio de climas quentes.
[B] seu território concentra-se totalmente no hemisfério Ocidental, por isso apresenta horários adiantados em relação a Greenwich.
[C] devido à sua grande extensão latitudinal, o País abarca diferentes fusos horários.
[D] é um país predominantemente tropical e, em sua maior parte, localizado em baixas latitudes.
[E] limita-se em sua porção ocidental com todos os demais países da América do Sul.

02. (EsPCEx 2009) Os relevos residuais são resultantes da erosão diferencial, ou seja, do trabalho desigual dos agentes de erosão e da resistência desigual à erosão do substrato rochoso desses relevos e das áreas existentes em seu entorno. As Chapadas do Araripe e do Apodi são exemplos dessas formações e estão situadas, segundo a classificação do relevo brasileiro de Jurandir Ross, na Depressão ______________________. Essa Depressão é caracterizada pela presença de muitos Inselbergs.

Assinale a única alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima.

[A] da Amazônia Ocidental
[B] Cuiabana
[C] do Araguaia
[D] do Tocantins
[E] Sertaneja e do São Francisco

03. (EsPCEx 2009) A constante interação entre os diferentes elementos da natureza (relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia), permite-nos identificar, no território brasileiro, seis diferentes domínios morfoclimáticos. Sobre esses domínios, pode-se afirmar que:

I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).
II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.
III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.
IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

[A] I e II 
[B] II e III 
[C] I e IV 
[D] II e IV 
[E] I e III

04. (EsPCEx 2007) “Os cientistas já sabem que, na pior das hipóteses, a temperatura na América do Sul subirá entre 2º C e 6º C – limitar as emissões de gases reduz o problema para entre 1º C e 4º C. A maior complicação é calcular como esse calor vai interferir no regime de chuvas no Brasil: cada programa de computador dá um resultado diferente do outro. Mas tirando uma média entre as previsões, os cientistas conseguem ter uma idéia razoável de como ficarão o clima e os ecossistemas por aqui. A tendência é que uma vegetação substitua a outra” (...).
Extraído de “O fim está próximo” In: revista Super Interessante. Edição 218. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

Considerando as repercussões do aquecimento global sobre a dinâmica climática brasileira e sobre os domínios vegetais brasileiros, analise as afirmativas que se seguem.

I – Uma redução significativa das chuvas de verão nas áreas de Cerrado, tornaria o seu regime de chuvas semelhante ao da Caatinga.
II – Mesmo com o aumento da temperatura nos moldes esperados, dificilmente a Caatinga assumiria feições de deserto ou semi-deserto, pois a Caatinga é pouco suscetível ao processo de desertificação.
III – Com o aquecimento, o índice de evaporação no Atlântico Sul aumentaria e, por conseguinte, na região Sul do Brasil as chuvas também aumentariam, uma vez que grande parte da umidade dessa região vem da massa tropical atlântica.
IV – Na Amazônia, a porção que ficaria com o clima mais seco seria a Ocidental, uma vez que é nessa porção que a floresta já sofreu maior devastação.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

[A] I e III 
[B] II e III 
[C] III e IV 
[D] I e IV 
[E] I, II e IV

05. (EsPCEx 2007) Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o território brasileiro.

I – Não possui dobramentos de formação geológica recente.
II – A posição geográfica, ocupando a porção Centro-Oriental da Plataforma Sul-Americana, explica a sua relativa estabilidade geológica.
III – Os crátons, estruturas geológicas datadas da era Pré-Cambriana, predominam na maior parte da superfície do território nacional.
IV – Em geral, as bacias e coberturas sedimentares coincidem com as planícies brasileiras, sobretudo na porção sul do território nacional.

Assinale a única alternativa abaixo que lista todas as afirmativas corretas.

[A] I e II 
[B] II e III 
[C] III e IV 
[D] I e IV 
[E] II e IV

06. (EsPCEx 2007) Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.

I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados.
II – O Aqüífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.
III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.
IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que:

[A] somente I e II são corretas.
[B] somente II e III são corretas.
[C] somente III e IV são corretas.
[D] somente I e IV são corretas.
[E] todas são corretas.

07. (EsPCEx 2007) Com relação à participação do saldo migratório no crescimento populacional brasileiro, é correto afirmar que:

[A] foi mais expressivo na última década do século XIX, sobretudo em função da cafeicultura, que atraía a mão-de-obra imigrante.
[B] foi pouco expressivo na década de 1950, a qual foi marcada pela emigração maior do que a imigração, desacelerando o crescimento populacional.
[C] foi pouco expressivo a partir da década de 1940, embora tenha representado, em números absolutos, um contingente de imigrantes superior ao observado nas três décadas anteriores.
[D] foi bastante expressivo na década de 1980, principalmente devido ao acelerado crescimento econômico brasileiro, o qual atraiu de modo significativo mão-de-obra estrangeira.
[E] de 1931 a 1940 foi muito importante, apesar da lei de cotas estabelecida em 1934, chegando a superar, em números absolutos, a última década do século XIX.

08. (EsPCEx 2007) Com relação às características do processo de industrialização das regiões brasileiras, assinale a alternativa correta.

[A] A industrialização da Região Norte, na Zona Franca de Manaus, foi estimulada, principalmente, pela proximidade das fontes de matéria-prima, o que reduz o custo de produção.
[B] A produção industrial da Região Nordeste manteve um equilíbrio entre o interior e as regiões metropolitanas de Salvador, de Recife e de Fortaleza.
[C] Na Região Sul, dois fatores foram muito importantes para a industrialização: a imigração estrangeira
e a organização de uma economia voltada para o abastecimento do mercado regional.
[D] Os grandes investimentos do capital privado em infra-estrutura (energia, transporte e siderurgia) foram a base para a expansão industrial da Região Sudeste entre 1960 e 1980.
[E] No Centro-Oeste, aproveitando a grande produção agrícola da região, a participação da indústria alimentícia foi marcante, e concentrou-se na porção norte do estado do Mato Grosso.

09. (EsPCEx 2007) Leia as afirmativas abaixo sobre o cenário agrário brasileiro na segunda metade do século XX.

I – Desde a década de 1970, tem sido comum o processo de fagocitose rural, envolvendo, sobretudo, pequenas e médias propriedades.
II – No período entre 1964 e 1994, o número de famílias assentadas superou o total assentado no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002).
III – O fato de não existir terras subutilizadas no País dificulta uma reforma agrária efetiva.
IV – A área ocupada pelas lavouras no País é menor do que a área utilizada por pastagens.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

[A] I e II 
[B] II e III 
[C] III e IV 
[D] I e IV 
[E] II e IV

10. (EsPCEx 2007) Sobre as ações de planejamento regional no Brasil nos governos militares, é correto afirmar que:

[A] visavam reverter as desigualdades de desenvolvimento econômico intra-regionais.
[B] foram criadas superintendências de desenvolvimento para todas as grandes regiões políticas do País.
[C] a Superintendência de Desenvolvimento do Sudeste almejava, prioritariamente, a diversificação da indústria do Sudeste, pela via da substituição de importações.
[D] contribuíram para a criação de pólos industriais ligados sobretudo ao setor de bens de capital, o que promoveu relativa descentralização industrial.
[E] fomentavam a criação de pólos industriais sem, no entanto, conceder incentivos fiscais.

__________________
GABARITO
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
 D
 E
 A
 C
 D

3 comentários:

  1. Porque a afirmativa 2 da questão 3 está errada?

    ResponderExcluir
  2. Questão 3 - Solução:

    A opção II está errada, pois afirma que o domínio da Amazônia apresenta elevada amplitude térmica anual, quando a mesma apresenta baixa amplitude térmica anual. A opção III é falsa ao afirmar que o domínio do cerrado é o mais extenso do Brasil, sendo este na verdade o segundo mais extenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO É ALTA AMPLITUDE TERMICA, E SIM BAIXA AMPLITUDE TERMICA ANUAL, PELA ELEVADA PLUVIUOSIDADE

      Excluir